Verão: tudo o que você precisa saber para manter uma alimentação saudável

Com a chegada das altas temperaturas muitas pessoas passam a adotar dietas restritas em busca de melhorar a forma física. No entanto, é possível obter o corpo desejado por meio da prática de exercícios físicos aliados a uma alimentação correta.  

A nutricionista Ariane Schneider Colusso é Especialista em Obesidade e Emagrecimento, Mestre em Nanociências e dará algumas dicas sobre quais são os cuidados necessários para se ter no verão. 

Segundo a nutricionista, no verão, é muito importante prezar pelo consumo de alimentos antioxidantes, pois eles favorecem o não envelhecimento precoce da pele. Por exemplo, alimentos que contenham vitamina A, C, D e E. 

“Trabalho com reeducação alimentar. Muitas pessoas têm medo de ir ao nutricionista, pois acreditam que vão precisar deixar de comer o que gostam, mas isso não é verdade”, explica a nutricionista. É importante ressaltar que a hidratação é fundamental para o processo de emagrecimento. 

Para além do cuidado com os alimentos é fundamental beber cerca de 2 litros de água diariamente. “O sentir sede já é o sinal máximo de que o corpo está desidratado. Precisamos beber em média 2 litros de água pura e isso não conta chimarrão, sucos ou chás”, explica Ariane. 

Uma opção para substituir os doces no verão é congelar frutas e batê-las no liquidificador. É possível fazer sorvete com essas frutas e adicionar um pouco de leite ou água. 

Os praticantes de atividades físicas devem ingerir ainda mais água. “Uma boa opção refrescante para ingerir antes antes ou depois do treino é o Whey Protein”. 

Para o público infantil, é importante apresentar desde cedo frutas, verduras e legumes. É preciso utilizar da criatividade para cativar e estimular os pequenos a consumir os alimentos. “Quando a criança não gosta de determinado alimento é possível misturá-lo com outra comida que goste para que consiga absorver os nutrientes. Entretanto, em determinado momento é preciso que a criança seja apresentada ao alimento de forma separada”, ressalta a nutricionista.  

Divulgação: Assessoria de Comunicação do Avenida Tênis Clube

Jornalista Viviane Campos | MTB/RS 19.230