O tradicionalismo que vem de berço

O amor  pela tradição gaúcha vem sendo cultivado geração após geração na família Bandeira. Filha de Roselaine e Claudio, irmã de Claudio Yuri, desde muito pequena Claudia Elaine Cardoso Bandeira está imersa no tradicionalismo. Sendo o pai professor de dança gaúcha, com apenas 1 ano e 7 meses ingressou no universo das danças no CTG Lenço Verde, em São Gabriel.

Sua primeira faixa como prenda foi na categoria Chinoquinha no CTG Lenço Verde. A categoria Chinoquinha é destinada a meninas com menos de seis anos. Depois recebeu consagrações como Prenda Dente de Leite, 1ª Prenda Pré-Mirim e assim por diante.

Em 2009, a família mudou-se para Santa Maria, onde Claudia passou a fazer parte do Ponche Verde CTG, que atualmente encontra-se inativo. No ano seguinte, foi convidada para ser 2ª Prenda Mirim da entidade. Em 2011, foi consagrada 1ª Prenda Mirim. Em 2012, foi eleita 3ª Prenda Mirim da 13ª Região Tradicionalista.

Para Claudia, os pais são suas grandes referências no tradicionalismo.  “Os meus pais já participaram de concursos de prendas e peões durante suas juventudes e também concursos de danças de salão. A minha mãe foi aluna do meu pai em uma invernada em São Gabriel, onde ele era professor”, comenta a prenda.

O apoio incondicional da família foi fundamental para que Claudia prosseguisse na sua trajetória enquanto prenda. “Eu já nasci nesse meio tradicionalista e tenho certeza que tudo isso foi por uma grande influência dos meus pais. Eles auxiliaram em tudo que foi preciso para que eu pudesse levar todos os ensinamentos que eles passaram tanto para mim como para o meu irmão”.

A participação nos eventos tradicionalistas, nas viagens e nos concursos de danças já lhe proporcionaram conhecer diversas cidades em todo Rio Grande do Sul. “Tudo isso fez com que eu ganhasse um conhecimento gigantesco, conhecesse outros lugares, outras pessoas e isso foi muito importante para o meu desenvolvimento enquanto pessoa”, ressalta a jovem.

Em 2014, Claudio Bandeira passou a fazer parte do DTG Avenida Tênis Clube como professor de dança. Claudia era prenda de faixa e dançava nas invernadas artísticas do Ponche Verde CTG, mas devido ao fechamento da entidade, acabou se afastando. “Fiquei um bom tempo afastada, mas quando eu percebi que a invernada do DTG Avenida Tênis Clube, a entidade num todo era muito boa, as pessoas eram muito unidas, acabei me interessando em fazer parte”.

Então, na metade do ano de 2014, passou a integrar a invernada juvenil. A convite do então Patrão Cleider Barreto dos Reis, foi eleita 1ª Prenda Juvenil do DTG Avenida Tênis Clube. No ano de 2015, representou o DTG Avenida Tênis Clube no concurso de prendas da 13ªRT. Na época, com apenas 13 anos, era a mais nova da categoria, mas mesmo assim, foi consagrada 2ª Prenda Juvenil da 13ª RT. “Foi algo bem inesperado porque eu era a mais nova das meninas. Eu não estava confiante, mas fiquei muito feliz com o resultado”.

Este ano de 2019 seria a última oportunidade de Claudia concorrer na categoria juvenil, tendo em vista que, é uma categoria até 17 anos. Então, a convite do Patrão Edemar Fischer foi convidada para ser novamente 1ª Prenda Juvenil do DTG Avenida Tênis Clube. Posteriormente, foi consagrada no concurso da 50ª Ciranda Cultural de Prendas da 13ª RT.

O sonho de se tornar 1ª Prenda da 13ª RT sempre foi constante em seus pensamentos. A prenda lembra do momento em que foi anunciada: “Uma das primeiras sensações que tive após ter sido anunciada como 1ª Prenda Juvenil da 13ª RT foi de dever cumprido porque esse período de preparação para o concurso foi muito intenso e difícil. Eu só tenho a agradecer a Deus e a todas as pessoas que me auxiliaram”.

No momento, a prenda encontra-se afastada das invernadas artísticas do DTG por um motivo especial. Ela está concluindo o 3º ano do Ensino Médio no Colégio Militar de Santa Maria e se dedica aos estudos para o vestibular de Medicina. “Eu precisei abrir mão de uma das coisas que amo na vida: dançar. Mas, é para realizar um dos meus sonhos que é o de passar em medicina. Espero retornar aos palcos muito em breve”, finaliza a prenda.

Divulgação: Assessoria de Comunicação do Avenida Tênis Clube

Jornalista Viviane Campos | MTB/RS 19.230