Homenagem foi realizada no dia 22 de agosto, em Porto Alegre
Arquiteto, professor da Universidade Federal de Santa Maria (1960-1990) e pesquisador da História, com ênfase na imigração alemã, o associado, ex-presidente e conselheiro do Avenida Tênis Clube, José Antônio Brenner, 84 anos, recebeu a Distinção Imigração Alemã 2018. A homenagem foi feita no dia 22 de agosto, na sede do Centro Cultural 25 de Julho, em Porto Alegre, uma das entidades autoras, junto com a Federação dos Centros de Cultura Alemã no Brasil e a Comissão Executiva das Comemorações da Imigração.
Em entrevista ao programa “Acontece no ATC”, Brenner fala sobre a homenagem. Conforme ele, anualmente, desde 2006, é feita a Distinção, para reconhecer o trabalho daqueles que contribuem para a preservação da tradição, a valorização da história dos descendentes e da imigração alemã no Rio Grande do Sul. Brenner é descendente de alemães das duas linhagens: materna e paterna, cujos ancestrais vieram para o Brasil na primeira metade do século 19.
“Foi um ato que me surpreendeu, mas de uma maneira muito agradável, e me tornou muito honrado”, afirma Brenner, por ser o primeiro representante do interior do Estado, da Região Central, a receber a homenagem. A indicação para a Distinção foi feita pelo Avenida Tênis Clube, através de carta escrita pelo vice-presidente de Secretaria, Luiz Antônio Gomes da Silva. “Ele se empenhou, escreveu uma bela indicação, que eu guardo com muito carinho no meu arquivo”, declara. Os amigos Helmut Wieblen e Clara Kurtz, de Santa Maria, que acompanham o trabalho de Brenner na pesquisa da história da imigração alemã na Região Central, com vários livros e artigos publicados, sugeriram que ele concorresse à homenagem.
O ATC foi escolhido para fazer a indicação em razão do envolvimento de Brenner com o Clube das Raquetes. “Eu faço parte do Avenida desde os seis meses de idade e tenho prova disso, estou lá na Praça da República, entre a 1ª e a 2ª quadra, no colo da minha mãe. Um dia eu ainda vou escrever um livro e publicar essa foto”, assegura. Brenner foi escolhido por unanimidade para receber a Distinção. “No meu discurso de agradecimento, lá no evento, eu fiz questão de dizer que eu estava lá pelo Avenida Tênis Clube, do qual tive a honra de ser presidente, em 1969 e 1970 e que sou conselheiro”, ressalta.