APÓS 10 ANOS NO ATC, HENRI LUZ EMBARCA EM UM NOVO DESAFIO COM A RAQUETE

Egresso do projeto social, o atleta e funcionário do Clube vai trabalhar com a modalidade em Vacaria

Quem vê o atleta de 18 anos se destacando em competições de nível estadual e nacional não imagina a trajetória percorrida até aqui. Henri Luz, há uma década, quando tinha apenas 9 anos de idade, teve o seu primeiro contato com a raquete na Escola Padre Caetano, no bairro Patronato, onde dois professores do Avenida Tênis Clube – Denativo Amarante e Márcia Saydelles – davam aulas de tênis por meio do projeto “Tênis no Bairro”. Agora, com uma série de troféus, prêmios e títulos na bagagem, o pupilo ateceano alça novos voos, rumo à consolidação da carreira no esporte, e o papel do ATC, na formação cidadã, foi cumprido.

Nesta quarta-feira, dia 3 de abril, Luz viajou rumo à Vacaria, sua nova casa. Lá, ele vai atuar no projeto “Lapidando Cidadãos”, ensinar tênis a meninos e meninas com expectativas semelhantes às dele, quando era criança. Conforme ele, a decisão foi recente. “Recebi uma proposta há pouco mais de uma semana, quando disputava um torneio em Carazinho”, comenta. Além de trabalhar, ele garante que continuará com a rotina de treinamentos, disputando algumas competições do calendário do Estado e em nível de Brasil, entre elas a Copa Docelina, que deve fazê-lo retornar ao ATC já na próxima semana.

Para o treinador, Denativo Amarante, que acompanha a caminhada de Luz desde as primeiras raquetadas, é motivo de orgulho ver o poder de transformação que o esporte tem na vida das pessoas. “Desde as primeiras instruções, na sala de aula do colégio, a gente viu que ele tinha talento. Já no primeiro ano, ele foi campeão da Copa Escolinha na categoria dele”, lembra. Em 2010, as aulas do projeto passaram a ser ministradas no ATC, aproveitando a estrutura das quadras de saibro, e Luz foi convidado a integrar a equipe competitiva do Clube. “A partir daí, ele foi se destacando e não parou mais”, acrescenta. Dena se diz feliz e triste ao mesmo tempo, mas reforça que o sentimento é de dever cumprido. “Conseguimos encaminhar a vida dele no tênis e a única coisa que desejamos é que ele seja feliz e continue no caminho certo”, completa.

Entre os títulos acumulados pelo atleta ateceano estão o de tricampeão da Copa Thomás Engel, em Novo Hamburgo, bicampeão brasileiro de tênis – simples e duplas, além de experiências na seleção gaúcha de tênis e na Argentina. Luz também foi agraciado com reconhecimentos importantes na cidade, como o Troféu Desportivo e o Prêmio Esportesul, além de ser destaque absoluto nas competições do ATC. Desde dezembro de 2018, Henri Luz também era parte do quadro de colaboradores do Clube, na função de assistente de esportes.

Márcia Saydelles, hoje coordenadora do departamento de Tênis, recorda emocionada a época como professora de tênis e enfatiza a mudança que o esporte causou na vida de Luz. “O Henri é um vencedor, a gente sabe tudo o que ele passou e superou para chegar até aqui. Recebemos ele ainda menino e hoje ele está saindo daqui como homem”, destaca.

No final da tarde de terça-feira (2), Márcia, Amarante e o diretor do Departamento de Tênis, Sávio Werlang, entregaram uma placa em homenagem ao atleta, com agradecimentos pelo tempo de convivência nas quadras de saibro, assim como com desejos de sucesso na nova etapa que se inicia. A despedida foi um “até logo” regado de emoção e gratidão.

Luz agradeceu o acolhimento recebido no Avenida Tênis Clube, assim como todos os ensinamentos e experiências que o ATC o proporcionou. “Não sei nem o que dizer, só tenho a agradecer por tudo o que recebi aqui. Sem dúvida, vocês são muito importantes pra mim e sempre vou lembrar tudo o que fizeram pra que eu chegasse onde eu cheguei”, declara. Ele garante que, sempre que possível, virá rever a família e os amigos que fez no Clube.