No dia 28 de julho, o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) anunciou a realização da Ciranda Cultural de Prendas e do Entrevero Cultural de Peões, que acontece no dia 7 de setembro. Passados quase dois anos desde o início da pandemia de Covid-19, a ateceana Cláudia Elaine Cardoso Bandeira, 18 anos, está prestes a realizar o sonho de participar do concurso estadual de prendas.
Em 2019, a jovem representou o Departamento de Tradições Gaúchas ATC na fase regional e consagrou-se 1ª Prenda Juvenil da 13ª Região Tradicionalista. Neste ano, a Ciranda Estadual de Prendas chega a sua 50ª edição, o que lhe rendeu a marca de “Ciranda de Ouro”.
De acordo com Cláudia, a preparação vem sendo realizada há cerca de um ano e meio, o que torna a expectativa para a ciranda ainda maior. “É tradição o concurso acontecer na cidade da primeira prenda ganhadora. Então, todos nós da 13ª RT, estávamos muito felizes porque seria um concurso em casa, mas por conta da pandemia não será possível”, comenta a prenda.
Estudos, análises, pesquisas e muita dedicação tem sido a realidade de muitas prendas e peões nos últimos 18 meses. Isto porque nas categorias juvenil e adulto da fase estadual, a prova consiste na apresentação de um relatório de atividades, uma pesquisa de mostra folclórica, aplicação de prova intelectual e de uma redação. A prova intelectual e de escrita terão peso de 60 pontos, além de mais 10 pontos pela redação. Segundo Cláudia, o relatório de atividades e a pesquisa folclórica foram enviados para análise no dia 17 de agosto.
“Quando participei do concurso regional, em 2019, o tema foi “Mulher gaúcha: 70 anos de inclusão no movimento organizado”. Naquele momento, eu fiz uma homenagem à senhora Isolde Fischer, esposa do ex-patrão Edemar Fischer. Ela é minha inspiração. É responsável por toda minha formação enquanto prenda. No concurso deste ano será a mesma temática, e novamente, eu irei homenagear a tia Isolde como forma de agradecimento por toda ajuda, amor e confiança que ela deposita em todos nós jovens, tanto dentro como fora do DTG ATC”, ressalta a jovem.
Por fim, ela explica: “Sou grata por chegar até aqui com saúde, com a minha família bem e ao meu lado. Agradeço a todas as pessoas que caminharam comigo até aqui, que seguraram a minha mão, forneceram palavras de aconchego, fizeram com que eu continuasse com meu propósito. Eu acredito muito em propósitos, e todos nós temos um nesta vida. Nunca devemos deixar de segurar esse propósito e ir até o final, pois quem me conhece sabe que não sou de desistir fácil. Sou muito grata ao DTG pela oportunidade, à minha família, à patronagem, à diretoria do ATC e aos integrantes da 13ª RT”. Os resultados da fase estadual devem ser divulgados no sábado, 11 de setembro, e a entrega dos títulos em cerimônia no domingo, 12.
Divulgação: Assessoria de Imprensa do Avenida Tênis Clube
Jornalista Viviane Campos | MTB/RS 0019.230